Jogadores PT

Mercado: Internacional brasileiro caminho da Arábia Saudita

Mercado: Internacional brasileiro caminho da Arábia Saudita SUSA / Icon Sport

Continua o forte investimento das equipas da Arábia Saudita em jogadores com bastante experiência do futebol europeu. O brasileiro de 29 anos, com bastante experiência na Premier League, aceitou a sua mudança e ruma ao campeonato da tendência.

Viagem marcada para médio de 29 anos

Embora o mercado da Arábia Saudita atraia mais jogadores europeus em final de carreira, a verdade é que os jogadores no seu auge estão a ser seduzidos pelas verbas salariais. Neste caso, o médio brasileiro conta com apenas 29 anos e uma carreira pela frente, no mínimo, nas próximas três temporadas.

Todavia, a verdade é que o seu contrato na Arábia Saudita será assinado por essas mesmas três temporadas, ou seja, o brasileiro deverá terminar a carreira na Arábia Saudita ou, no máximo, poderá voltar ao seu país, pois ficará sem mercado europeu se o seu salário for problema.

O novo reforço do Al Ittihad ruma assim à Arábia Saudita e torna-se um dos jogadores mais jovens deste mercado de transferências, juntando-se a alguns nomes, como, por exemplo, Rúben Neves, que trocou a Inglaterra pela Arábia, assim como o brasileiro.

Médio referência do Liverpool a caminho da Arábia Saudita

Após 219 partidas realizadas na sua equipa do Liverpool, o médio brasileiro dá fim a um local que foi bastante feliz. Com passagem por Portugal, Fabinho está agora a caminho da Arábia Saudita e deixa para trás um clube que lhe deu bastante experiência e títulos. Na verdade, Fabinho realizou 49 partidas na época transata, percebendo-se que se mantinha um jogador com todas as características para satisfazer o treinador do Liverpool.

Embora não seja conhecido os valores que o clube deu para esta transferência, Fabinho está de malas feitas e não há volta a dar, terminando assim uma passagem histórica e feliz do brasileiro pela Premier League.

Carreira e perfil de Fabinho

O novo reforço do Al Ittihad tem uma carreira muito feliz até ao momento e longe de lesões. Com 29 internacionalizações pela seleção do Brasil, Fabinho é um jogador bastante conhecido no Brasil, mas também na Europa. Formado no Paulínia e Fluminense, o médio brasileiro rumou em 2012 para Portugal, representando o Rio Ave por 3 anos, embora tenha sido, na grande maioria, emprestado. Passou pelo Real Madrid Castilla e somente em 2015 rumou para a França.

Foi em 2015 que Fabinho começou a dar mais nas vistas e o seu futebol apresentado no meio-campo era destaque, acabando por se estrear como jogador da seleção do Brasil. Entre 2015 e 2018 foi um jogador forte do Mónaco, mas rapidamente voou para a Premier League e tornou-se um pilar importante no eixo defensivo do Liverpool.

Assim sendo, após cinco anos a representar o Liverpool, Fabinho fecha o seu ciclo e viaja para um novo projeto, mas leva consigo os seguintes registos:

  • 483 partidas realizadas (maior número na Ligue 1);
  • 44 golos marcados,
  • 33 assistências;
  • 38,900 minutos jogados.

Além disso, chega à Arábia Saudita com os seguintes títulos:

  • 1 Campeonato de França;
  • 1 Liga dos Campeões (Liverpool);
  • 1 Supertaça da UEFA;
  • 1 Taça de Inglaterra;
  • 1 Taça da Liga de Inglaterra;
  • 1 Supertaça de Inglaterra;
  • 1 Campeonato da Inglaterra.

Núcleo forte criado no Al-Ittihad

Com esta transferência de grande nível para o Al-Ittihad percebe-se que a equipa está a investir com muita força na qualidade e experiência, ficando com uma equipa extremamente forte para atacar o título de 2023/2024. Afinal, Fabinho junta-se às transferências do mercado de verão já feitas, sendo elas: Jota, Benzema e N'Golo Kanté.

Foto: © Icon Sport / SUSA