VAR da Liga Portugal coloca Benfica mais próximo do título
Updated: 28/02/2023
As últimas jornadas têm ficado marcadas pel tendência na época atual, a arbitragem, mas a verdade é que a qualidade apresentada do Benfica não se torna destaque onde a equipa do VAR da Liga Portugal se aplica, tornando assim o título mais próximo para o Benfica, aos comandos de Roger Schmidt.
Benfica mantém o bom ritmo rumo ao título
São três épocas consecutivas onde o clube encarnado não vence nenhum título no futebol e os adeptos começam a desesperar pelos mesmos, mas a presente época começa a dar uma lufada de ar fresco e a qualidade do futebol poderá ser presenteada por um ou mais títulos aos comandos de Roger Schmidt.
Na verdade, a época 2022/2023 ficará marcada pelo sucesso desportivo, mesmo não tendo vencido nenhum título ao momento, a equipa voltou a despertar o seu futebol de qualidade e, com a ajuda do VAR na última jornada, torna-se cada vez mais próximo o erguer do título da Liga Portugal, por mérito próprio.
Encarnados são mais líderes com a ajuda do FC Porto e Braga
Além da equipa do Benfica conquistar a vitória na jornada do passado fim de semana, ao vencer o Vizela por 0-2, a equipa de Roger Schmidt tirou proveito do desaire dos dois clubes que mais se aproximavam do primeiro lugar, FC Porto e Braga. Ambas as equipas perderam nesta jornada, muito fruto de chamadas do VAR para o principal árbitro da partida no jogo dos dragões.
Além de o Benfica se tornar mais líder, a equipa do Sporting, bastante atípica na presente época, voltou a ganhar pontos e motiva-se para lutar por lugares da Liga dos Campeões.
FC Porto deixa para trás três pontos importantes
Foram precisos 11 jogos consecutivos para voltar a ver o FC Porto perder (FCP 1-2 Gil Vicente) no Estádio do Dragão, após a primeira derrota da época frente ao Benfica. Contudo, destacam-se vários critérios neste jogo que resultou na perda de três importantes pontos pela luta pelo campeonato português.
O árbitro não realizou a sua melhor partida, mas o VAR aplicou-se para dar sinal que está vivo e que analisa as partidas ao detalhe. Além de conceber uma grande penalidade para o Gil Vicente, foi o VAR que alertou para a expulsão do jogador do FC Porto, onde os dragões terminaram a partida com menos 2 elementos em campo (João Mário e Uribe). Na verdade, o lance de João Mário é a polémica o momento.
Contudo, o VAR aplicou-se e ainda poderá ter perdoado uma expulsão a Pepe por entrada dura sobre um jogador da equipa de Barcelos, mas o árbitro deixou seguir o lance. Por isso, esta foi uma jornada que o VAR não só esteve atento, como protagonizou duas expulsões no Estádio do Dragão, deixando não só a equipa fragilizada na partida, como para a próxima jornada.
Braga perde derby minhoto e falha acesso ao segundo lugar
Por outro lado, a equipa do Braga poderia ter assaltado o pódio e roubado o segundo lugar à equipa do FC Porto, mas não foi feliz no derby minhoto frente ao Vitória de Guimarães. Aqui, não foi necessário o VAR para intervenção numa partida que os primeiros 45 minutos ditaram parte do resultado final.
Niakité, defesa central do Braga, realizou uma falta agressiva na grande área da sua equipa, onde além de ser expulso de forma direta abriu as portas das possibilidades do Vitória, onde a equipa da casa foi feliz e colocou-se na frente do marcador. Poucos minutos depois o Vitória ampliou o resultado para 2-0, controlando a totalidade da partida no primeiro tempo.
Ao minuto 54, Tiago Silva, do Vitória de Guimarães, viu o segundo amarelo e foi devidamente expulso da partida, onde o jogo voltou a repartir-se e a colocar-se em igualdade numérica em jogadores de campo, onde o treinador Artur Jorge fez alterações táticas para procurar ir para cima do resultado, mas em vão. A equipa do Braga só conseguiu marcar ao minuto 88, onde o autor do golo acabou expulso minuto depois, terminando assim a partida por 2-1 para o Vitória e com 9 elementos para o Braga.
Agora, Benfica é líder e muito líder da Liga Portugal, com 8 pontos de avançado sobre o FC Porto, 10 sobre o Braga e 15 do Sporting CP.
Apaixonado por futebol e pela escrita, abraçou com muito prazer o mundo digital e procura oferecer a melhor qualidade de conteúdo. Além do futebol, um criador de conteúdo em diversos temas, onde estuda e analisa para dar o melhor resultado aos leitores.