Sporting poderá ter novo defesa central com saída de Inácio
-
Updated: 15/11/2023
Aproxima-se o final do ano de 2023 e o mercado de inverno começa a aproximar-se com rapidez. Embora não fosse algo pensado, o Sporting conta já com uma oportunidade de mercado, podendo esta ser uma possível estratégia para a saída de Gonçalo Inácio.
Abrem-se as portas à saída de Gonçalo Inácio
Nas últimas semanas tem sido bastante abordado que várias equipas podem estar interessadas em contratar Gonçalo Inácio já no mercado de inverno. O recém-internacional pela seleção de Portugal é um dos jovens defesas promissores e os radares de equipas internacionais começam a apitar.
Recentemente Rúben Amorim foi questionado numa conferência antes de um jogo da Liga Portugal se a saída de Gonçalo Inácio era uma realidade, onde o treinador dos leões alertou que o mesmo só iria abandonar os leões antes do final da temporada pela sua cláusula de rescisão. Todavia, a capacidade financeira das equipas inglesas, por exemplo, é muito elevada, podendo mesmo a sua cláusula de 60 milhões de euros ser batida.
🚨 Manchester United are one of just two serious contenders to sign Sporting Lisbon star Gonçalo Inácio in January.
(Source: Daily Express) pic.twitter.com/OYcwOllCMt
— Transfer News Live (@DeadlineDayLive) November 7, 2023
Sporting atento à possibilidade de ter reforço a custo zero
Após um forte investimento no mercado de verão, onde os leões bateram o recorde de um valor único pago por um jogador, mais concretamente Gyokeres, é possível que o Sporting vá otimizar-se para contratações cirúrgicas no mercado de inverno, podendo mesmo só contratar se algum jogador sair ou existir alguma ausência prolongada.
É sabido, de antemão, que Rúben Amorim irá perder a partir de janeiro Morita, o japonês irá representar a sua seleção e poderá estar afastado de Alvalade durante várias semanas, podendo mesmo estar ausente dos relvados por mais de 4 jornadas. Com isso em mente, o Sporting poderá fazer um esforço para ir ao mercado precaver-se com a posição ‘8' do seu meio-campo.
Já foi possível assistir a mais do que um jogo com Gonçalo Inácio a jogar mais subido no terreno, mais especificamente em jogos da pré-época e mais recentemente na Liga Europa, frente ao Rakow, onde jogou na posição ‘6'. Percebe-se assim que há fortes possibilidades do meio-campo precisar de reforço, mas as novidades a custo zero poderão ser para o eixo defensivo.
Defesa central poderá ser a novidade de inverno
Mesmo não sendo garantida a saída de Gonçalo Inácio no mercado de inverno, os leões acreditam que possam perder o jogador no verão, mas também perder Diomande, um jogador que tem dado que falar pelas suas excelentes características. Assim sendo, o Sporting poderá ver a chegar a Alvalade uma cara bem conhecida para preparar-se para ser fulcral nas próximas temporadas.
Falamos assim de Eric Dier, um antigo jogador formado no Sporting CP, está em finais de contrato com a sua atual equipa, Tottenham, e já existiam notícias que o inglês poderia ser uma opção para Rúben Amorim, já estando familiarizado com a tática 343, mas também por conseguir jogar na posição ‘6'.
Estando em Portugal para assistir à Web Summit, o defesa central inglês foi abordado sobre o tema e não teve medo de afirmar que o Sporting é a sua casa, criando-se ainda mais incertezas, principalmente quando Eric Dier já tinha recentemente afirmado que gostaria de voltar aos leões, pois foi onde passou 12 anos da sua carreira.
🚨𝗝𝗨𝗦𝗧 𝗜𝗡 | Spurs centre-back Eric Dier has refused to rule out joining Sporting CP when his contract at Tottenham Hotspur expires:
🗣️“In football you never know what will happen from one day to the next. Sporting is my club, my home. It's my only club where I spent 12… pic.twitter.com/UlmJAnDtT7
— Last Word On Spurs (@LastWordOnSpurs) November 14, 2023
Os números de Eric Dier
- 362 partidas realizadas no Tottenham – 13 golos e 12 assistências;
- 32 partidas realizadas no Sporting CP – 1 golo e 5 assistências;
- 16 jogos realizados na equipa B do Sporting – 2 golos;
- 14 jogos realizados nas reservas do Everton.
O internacional inglês por 45 vezes é, desde a sua chegada em 2014/2015, uma peça fundamental na equipa do Tottenham, tendo apenas perdido a sua titularidade na atual temporada, muito provavelmente por ver o seu contrato na reta final. Na sua passagem pela Inglaterra, Eric Dier representou o Tottenham quer como defesa central, quer como médio defensivo, podendo com 29 anos voltar a Portugal e tornar-se uma peça fundamental para os leões.
Foto: © Icon Sport / SUSA

